início do conteúdo

Coletânea de Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é o termo utilizado para um conjunto de recursos e/ou serviços que possibilita ou auxilia o desenvolvimento de uma atividade, ampliando as habilidades da pessoa com deficiência.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 6 de janeiro de 2015, considera Tecnologia Assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Esta coletânea é o Produto Educacional, resultado de uma pesquisa de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O trabalho foi desenvolvido sob a responsabilidade da discente Leila Cimone Teodoro Alves e sob a orientação da Profa. Dra. Juliana Saragiotto Silva.

Os Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva contemplados nesta coletânea estão divididos nas seguintes categorias: (i) Ampliação Visual e Recursos de Tradução; (ii) Função Auditiva e Recursos de Tradução; e (iii) Esporte e Lazer.

O objetivo da implementação da presente coletânea é disseminar os Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva disponíveis, que podem ser utilizados para auxiliar docentes e estudantes em sala de aula. Assim, considerando que uma ferramenta ou recurso pode agregar funcionalidades distintas, cada recurso apresentado, nesta coletânea, traz a descrição da Tecnologia Assistiva acompanhada de um vídeo que demonstra como utilizá-la.

Esta coletânea tem como público-alvo a comunidade interna (estudantes e servidores) e externa que desejem conhecer recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para utilização gratuitamente, assim como recursos/serviços acessíveis nos campi do IFMT. Desse modo, acessando os menus a seguir, o usuário encontrará o conteúdo dos recursos de Tecnologia Assistiva disponibilizados nesta coletânea.

Tecnologias Assistivas

Compreende-se que o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência extrapolam ações isoladas, por isso, no ano de 2021, o IFMT instituiu a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade (DSAestudantil). Composto por equipe multidisciplinar, o setor é responsável por implementar as políticas de assistência estudantil na instituição, a exemplo da Política de Educação Inclusiva para Estudantes com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, aprovada pela Resolução 88/2022 − RTR-CONSUP/RTR/IFMT, de 16 de setembro de 2022.


Para saber mais sobre a atuação e as ações da DSAestudantil, acesse o link: https://dsaestudantil.ifmt.edu.br/

 

 

 

 
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT