3 Esporte e Lazer

Os recursos e/ou produtos de Tecnologia Assistiva que podem ser utilizados para a prática do esporte ou lazer, são aqueles que contribuem para mobilidade e independência das pessoas com deficiência. A seguir serão apresentadas algumas TAs que podem ser utilizadas no contexto escolar para atividade física adaptada ou não.

3.1 Jogo de xadrez tátil, jogo de dama e trilha adaptados e outros tipos de objetos

O Jogo de Xadrez é utilizado no ambiente escolar com o objetivo de desenvolver a memória, a concentração e a tomada de decisão. É praticado por jovens e adultos, sendo, inclusive, suporte pedagógico em várias disciplinas.

Na busca por ferramentas e recursos para a prática esportiva, identificou-se no Jogo de xadrez tátil um importante aliado para deficientes visuais. Neste tabuleiro (conforme disposto nas Figuras apresentadas a seguir), além da possibilidade de junção das peças que se encaixam em furos, sua diferenciação de cores se dá por meio de relevo. Alguns tabuleiros ainda trazem o espaço para o encaixe das peças que forem saindo do jogo.

Além do Jogo de Xadrez adaptado, também estão disponíveis o Jogo de Dama e Trilha adaptados, e o Dominó de Texturas (como apresentado nas figuras a seguir). A utilização desses jogos traz aos participantes não somente benefícios pedagógicos, mas também de socialização.

3.2 Adaptação de esportes, equipamentos (redes, cestas) e uso de cadeira de rodas

A cada quatro anos, milhares de atletas de alto rendimento participam dos Jogos Paraolímpicos. São inúmeras as modalidades desportivas que participam dessa competição com objetivo de obter os melhores resultados e, assim, enfatizar mais as conquistas que as deficiências dos participantes.

No cotidiano das instituições de ensino, como o IFMT, o esporte tem a finalidade de alcançar o desenvolvimento do indivíduo, ajudando, não apenas, em seu lazer, mas também em sua formação. Por isso, a atividade física é importante para alunos com deficiência, pois pode contribuir com o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, com a autoestima e a inclusão social.

Existem diversas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. Em 2023, de acordo com as informações disponibilizadas no programa esportivo das Paraolimpíadas, são 22 (vinte e duas) modalidades: atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeiras de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol sentado.

No IFMT, algumas ações com ênfase em inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de Educação Física já foram realizadas por professores da instituição, com intuito de demonstrar aos estudantes as modalidades esportivas adaptadas, bem como mostrar à comunidade escolar a importância da inclusão de pessoas com deficiência.

Para mais informações do Comitê Paraolímpico Brasileiro acesse o link: https://www.cpb.org.br/