1 Ampliação Visual e Recursos de Tradução

Os recursos de ampliação visual são aqueles que têm por finalidade melhorar a função visual das pessoas com baixa visão, com a ampliação da imagem da tela, alto contraste – alteração da cor do texto − e/ou sintetizador de voz. Já os recursos de tradução são aqueles que traduzem os conteúdos visuais em áudio. A seguir são apresentados alguns dos recursos de ampliação e tradução disponíveis para utilização da comunidade escolar.

1.1 Lupa Eletrônica Digital Portátil - auxílio baixa visão

A lupa eletrônica digital portátil é um dispositivo de ampliação, para auxiliar pessoas com baixa visão na leitura de livros, revistas, jornais, etiquetas de preços ou qualquer outro documento que possua letras pequenas. Este dispositivo é de manuseio simples, de bateria recarregável, com características que aumentam a área de visão em, até, 30 vezes.

O IFMT já disponibiliza a lupa eletrônica para a realização de provas em processos seletivos e concursos públicos.

Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:

1.2 Software ampliador de tela

Recurso que aumenta o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador.

A Lupa do Windows consiste em um recurso de acessibilidade simples, para aumentar a tela e auxiliar pessoas com baixa visão na visualização de textos e, também, para ajudar os docentes, na utilização do Datashow, quando a fonte estiver pequena. Esta lupa do Windows permite o aumento do zoom da tela em, até, 1600%.

Como ativar a lupa do Windows?

1. Pelo teclado: basta pressionar a tecla do logotipo do Windows‌ e o Sinal de adição (+) para desativá-la, pressione a tecla do logotipo do Windows + Esc.

2. Por meio do mouse, utilize o seguinte caminho: clique no botão do logotipo do Windows: Iniciar => Configurações => Facilidade de Acesso ou Acessibilidade => Lupa e depois, ative o recurso.

Na sequência, a pessoa deve:
- inserir com o mouse o cursor no local em que deseja iniciar a leitura; ou

- pressionar (e manter pressionadas) as teclas CtrI AIt Enter, ou pressionar as teclas CtrI AIt e clicar com o botão esquerdo do mouse no local em que deseja iniciar a leitura.

Câmera gravadora  Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:

1.3 Software leitor de tela

Non Visual Desktop Access (NVDA) é um software leitor de tela de código aberto, ou seja, pode ser acessado livremente. Sua instalação é simples e já foi traduzido para mais de 55 idiomas. Ele também possui portabilidade leve, é flexível, o que facilita o transporte por qualquer mídia (como um pen drive). Por isso, pode ser utilizado em qualquer máquina, sem a necessidade de instalação do leitor no computador.

O NVDA é um programa que busca por informações apresentadas em textos e as transforma em informações faladas, por meio de um sintetizador de voz.

No canal Mundo Cegal, com conteúdo sobre acessibilidade, deficiência visual e inclusão, está disponível o vídeo intitulado: Baixando, instalando e configurando o NVDA, que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=P0hIFWg1d5c

1.4 Material gráfico com texturas, relevos e outras ferramentas

Caderno com pauta ampliada

O caderno com pauta ampliada é um recurso que possui maior espaçamento e destaque das linhas. A pauta ampliada pode evitar que o estudante se confunda na hora de realizar a leitura.

O caderno com pauta ampliada pode ser utilizado por pessoas com baixa visão e está disponível para aquisição em sites especializados em materiais para pessoas com deficiência.

Além da aquisição em sites especializados, o caderno com pauta ampliada também pode ser elaborado pela própria instituição, como descreve o manual disponibilizado no Centro Tecnológico de Acessibilidade, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), pelo seguinte link: https://cta.ifrs.edu.br/manuais/manual-de-confeccao-do-caderno-com-pauta-ampliada/

Régua de leitura ou assinatura

A régua é um recurso para apoio à leitura ou assinatura de documentos. A abertura no centro, do tamanho de uma linha comum (de aproximadamente 1,5 cm) ajuda a destacar a linha e, dessa forma, facilita o acompanhamento do texto pela pessoa que está realizando a leitura.

Está disponível em diferentes materiais (alumínio, acrílico, madeira) e mede cerca de 20 cm de comprimento.

Este guia de assinatura é indicado para deficientes visuais (cegos) na assinatura de documentos e para auxiliar pessoas com baixa visão no momento de assinar documentos e realizar leitura.

1.5 Mapas táteis

O mapa tátil é um recurso pedagógico acessível de apoio para o estudante com deficiência visual. Com o tato, a pessoa com deficiência pode tocar e, assim, identificar o material que está sendo utilizado (textura e/ou relevo), reconhecendo, dessa forma, os espaços e a localização, o que antes era possível apenas por meio da descrição.

O mapa tátil é um instrumento que proporciona ao deficiente visual a possibilidade de independência no ensino da geografia e da cartografia, com benefícios dentro e fora do ambiente escolar.

Encontram-se disponíveis para aquisição, mapas táteis com localização de empresas e instituições, com descrição em Braille, o que orienta a mobilidade das pessoas com deficiência visual. Entretanto, os mapas utilizados pelas instituições de ensino ainda são produzidos pelos próprios professores com materiais de uso diário.

Braille RelevoMapa com relevo

1.6 Teclado para baixa visão

O Teclado em Braille adaptado para pessoas com baixa visão, foi desenvolvido com o intuito de facilitar a visualização das teclas e, dessa forma, auxiliar no manuseio do teclado e desenvolvimento das atividades.

Os teclados disponíveis para aquisição podem apresentar aumento de até quatro vezes no tamanho dos caracteres de um teclado convencional. Podem apresentar opções de cores e contraste preto com os caracteres em branco, preto com os caracteres em amarelo e branco com os caracteres em preto, com ou sem fio.

Teclado