Os recursos de ampliação visual são aqueles que têm por finalidade melhorar a função visual das pessoas com baixa visão, com a ampliação da imagem da tela, alto contraste – alteração da cor do texto − e/ou sintetizador de voz. Já os recursos de tradução são aqueles que traduzem os conteúdos visuais em áudio. A seguir são apresentados alguns dos recursos de ampliação e tradução disponíveis para utilização da comunidade escolar.
1.1 Lupa Eletrônica Digital Portátil - auxílio baixa visão
A lupa eletrônica digital portátil é um dispositivo de ampliação, para auxiliar pessoas com baixa visão na leitura de livros, revistas, jornais, etiquetas de preços ou qualquer outro documento que possua letras pequenas. Este dispositivo é de manuseio simples, de bateria recarregável, com características que aumentam a área de visão em, até, 30 vezes.
O IFMT já disponibiliza a lupa eletrônica para a realização de provas em processos seletivos e concursos públicos.
Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:
1.2 Software ampliador de tela
Recurso que aumenta o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador.
A Lupa do Windows consiste em um recurso de acessibilidade simples, para aumentar a tela e auxiliar pessoas com baixa visão na visualização de textos e, também, para ajudar os docentes, na utilização do Datashow, quando a fonte estiver pequena. Esta lupa do Windows permite o aumento do zoom da tela em, até, 1600%.
Como ativar a lupa do Windows?
1. Pelo teclado: basta pressionar a tecla do logotipo do Windows e o Sinal de adição (+) para desativá-la, pressione a tecla do logotipo do Windows + Esc.
2. Por meio do mouse, utilize o seguinte caminho: clique no botão do logotipo do Windows: Iniciar => Configurações => Facilidade de Acesso ou Acessibilidade => Lupa e depois, ative o recurso.
Na sequência, a pessoa deve:
- inserir com o mouse o cursor no local em que deseja iniciar a leitura; ou
- pressionar (e manter pressionadas) as teclas CtrI + AIt + Enter, ou pressionar as teclas CtrI + AIt e clicar com o botão esquerdo do mouse no local em que deseja iniciar a leitura.
Saiba como utilizar melhor esse recurso, assistindo ao vídeo:
1.3 Software leitor de tela
O Non Visual Desktop Access (NVDA) é um software leitor de tela de código aberto, ou seja, pode ser acessado livremente. Sua instalação é simples e já foi traduzido para mais de 55 idiomas. Ele também possui portabilidade leve, é flexível, o que facilita o transporte por qualquer mídia (como um pen drive). Por isso, pode ser utilizado em qualquer máquina, sem a necessidade de instalação do leitor no computador.
O NVDA é um programa que busca por informações apresentadas em textos e as transforma em informações faladas, por meio de um sintetizador de voz.
No canal Mundo Cegal, com conteúdo sobre acessibilidade, deficiência visual e inclusão, está disponível o vídeo intitulado: Baixando, instalando e configurando o NVDA, que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=P0hIFWg1d5c
1.4 Material gráfico com texturas, relevos e outras ferramentas
Caderno com pauta ampliada
O caderno com pauta ampliada é um recurso que possui maior espaçamento e destaque das linhas. A pauta ampliada pode evitar que o estudante se confunda na hora de realizar a leitura.
O caderno com pauta ampliada pode ser utilizado por pessoas com baixa visão e está disponível para aquisição em sites especializados em materiais para pessoas com deficiência.
Além da aquisição em sites especializados, o caderno com pauta ampliada também pode ser elaborado pela própria instituição, como descreve o manual disponibilizado no Centro Tecnológico de Acessibilidade, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), pelo seguinte link: https://cta.ifrs.edu.br/manuais/manual-de-confeccao-do-caderno-com-pauta-ampliada/
Régua de leitura ou assinatura
A régua é um recurso para apoio à leitura ou assinatura de documentos. A abertura no centro, do tamanho de uma linha comum (de aproximadamente 1,5 cm) ajuda a destacar a linha e, dessa forma, facilita o acompanhamento do texto pela pessoa que está realizando a leitura.
Está disponível em diferentes materiais (alumínio, acrílico, madeira) e mede cerca de 20 cm de comprimento.
Este guia de assinatura é indicado para deficientes visuais (cegos) na assinatura de documentos e para auxiliar pessoas com baixa visão no momento de assinar documentos e realizar leitura.
1.5 Mapas táteis
O mapa tátil é um recurso pedagógico acessível de apoio para o estudante com deficiência visual. Com o tato, a pessoa com deficiência pode tocar e, assim, identificar o material que está sendo utilizado (textura e/ou relevo), reconhecendo, dessa forma, os espaços e a localização, o que antes era possível apenas por meio da descrição.
O mapa tátil é um instrumento que proporciona ao deficiente visual a possibilidade de independência no ensino da geografia e da cartografia, com benefícios dentro e fora do ambiente escolar.
Encontram-se disponíveis para aquisição, mapas táteis com localização de empresas e instituições, com descrição em Braille, o que orienta a mobilidade das pessoas com deficiência visual. Entretanto, os mapas utilizados pelas instituições de ensino ainda são produzidos pelos próprios professores com materiais de uso diário.
1.6 Teclado para baixa visão
O Teclado em Braille adaptado para pessoas com baixa visão, foi desenvolvido com o intuito de facilitar a visualização das teclas e, dessa forma, auxiliar no manuseio do teclado e desenvolvimento das atividades.
Os teclados disponíveis para aquisição podem apresentar aumento de até quatro vezes no tamanho dos caracteres de um teclado convencional. Podem apresentar opções de cores e contraste preto com os caracteres em branco, preto com os caracteres em amarelo e branco com os caracteres em preto, com ou sem fio.