Foram entregues duas funcionalidades que já estão em execução, o questionário eletrônico de caracterização socioeconômica e o edital de auxílio estudantil, que tem como projeto piloto o campus de Tangará da Serra.
Nesta segunda-feira (27.03) no gabinete da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), foi realizado o Workshop de Transferência de Tecnologia de Projeto de Inovação "Desenvolvimento de Novas Funcionalidades e Implantação no IFMT do módulo de Atividades Estudantis no Sistema Informatizado de Administração Pública – SUAP".
O projeto foi criado pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades (DSAEstudantil) e contou com a participação de servidores e discentes do IFMT, além da Cooperação Técnica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Segundo dados da DSAEstudantil, em 2022, o IFMT teve mais de 9.200 (nove mil e duzentos) estudantes que se inscreveram nos processos seletivos e que estão dentro dos requisitos legais para recebimento do apoio financeiro da Assistência Estudantil.
"Todos os estudantes passam por um processo de avaliação socioeconômica que requer a entrega de documentação comprobatória de sua condição de renda. Atualmente essa avaliação é realizada pelas Comissões Locais Permanentes de Assistência Estudantil - CLPAE de forma manual e recebendo fotocópias no balcão", explica o Diretor da DSAEstudantil, Leonardo Lima.
O projeto realizou a entrega de duas funcionalidades que já estão em execução, o questionário eletrônico de caracterização socioeconômica e o edital de auxílio estudantil que tem como projeto piloto o campus avançado de Tangará da Serra.
De acordo com Leonardo, trata-se de uma entrega importante para o IFMT e para as equipes que executam a política de Assistência Estudantil nos campi, entendendo que a informatização contribuirá para processos mais céleres, desde a inscrição realizada pelos estudantes, a análise das inscrições feita pelas equipes de Assistência Estudantil, até a divulgação do resultado e todo o andamento do processo eletrônico.
Segundo o coordenador do projeto, professor de informática do IFMT, Pedro Clarindo, além da implantação do módulo Assistência Estudantil do SUAP e suas funcionalidades, a iniciativa contempla novos modelos de processos que precisaram ser criados durante a execução das etapas, e um código-fonte novo, que foi pensado nas características e realidade da instituição. A solicitação dos registros de inovação já está na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes).
O reitor Julio César dos Santos, classificou a novidade como uma “conquista significativa” que trará grandes benefícios para o IFMT e agradeceu a parceria com a Fundação Uniselva.
com informações do Decom e Fundação Uniselva
Atualizada em: 29 de março de 2023
Notícias relacionadas:
Fundação Uniselva participa de workshop de inovação do IFMT - https://web.fundacaouniselva.org.br/frmNoticia.aspx?_id=15956
Seletivo pelo SUAP Assistência Estudantil é lançado pelo IFMT Tangará da Serra - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/seletivo-pelo-suap-assistencia-estudantil-e-lancado-pelo-ifmt-tangara-da-serra/