Acolhimento: DSAEstudantil apresenta propostas de acolhimento para a fase 04 do retorno presencial

Publicado por: Reitoria / 4 de Novembro de 2021 às 12:40

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades (DSAEstudantil) torna público o documento: Acolhimento Estudantil no retorno das atividades presenciais para subsidiar ações de acolhida e acolhimento nos Campi do IFMT.

O documento é resultado do trabalho do GT Acolhimento instituído no III Fórum Central de Assistência Estudantil do IFMT e traz uma conceituação do caráter compartilhado e multiprofissional do atendimento ao estudante no IFMT. O GT propõe ainda um conjunto de 10 atividades práticas para serem realizadas na fase 04 do retorno.

Como próximo passo, a DSAEstudantil vai realizar um trabalho de orientação aos Campi para o desenvolvimento das estratégias numa perspectiva multiprofissional e vai orientar as diretrizes da escuta ativa no atendimento e nos encaminhamentos das demandas estudantis.

“As consequências da pandemia afetaram a vida de todos e vão impactar na vida escolar. O documento inicia uma reflexão sobre a preparação das equipes para lidar com as demandas dos estudantes no retorno presencial. É um processo de escuta, identificação e encaminhamento. Aquilo que não pode ser resolvido no IFMT, as equipes vão realizar o adequado encaminhamento para a rede de serviços públicos.” afirma o diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades, professor Kléberson Pierre Cardoso de Jesus.

Conheça o documento no anexo abaixo.