Programa de Formação Continuada em Educação para os Direitos Humanos

SOBRE O PROGRAMA

O Programa prevê a oferta de  formação continuada em Educação para os Direitos Humanos aos trabalhadores e estudantes da rede pública de ensino, no intuito de promover o debate necessário à construção de um projeto educacional comprometido com o combate a todas as formas de opressão e de violação dos Direitos Humanos no ambiente escolar.

Os temas que compõe o campo de debate da educação para os direitos humanos e que serão abrangidos pelo Programa de Formação são:

• Relações Étnico-raciais;
  • Gênero e Diversidade Sexual;
  • Inclusão da pessoa com deficiência;
  • Inclusão de populações indígenas e quilombolas;
  • Bullying no espaço escolar;
  • Direitos da criança e do adolescente.

OBJETIVO GERAL

Implementar um programa de formação em Educação para os Direitos Humanos com vistas a fomentar ações efetivas de caráter preventivo e interventivo no que tange ao tratamento das situações de violação de direitos humanos no espaço da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Fomentar a cultura da formação continuada em serviço como atividade orgânica da instituição;
  • Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os profissionais do IFMT;
  • Criar as bases para uma ação institucional permanente de formação para o combate às opressões.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O PROGRAMA?

Abaixo, nos arquivos relacionados, temos os documentos que dispõem sobre Programa de Formação Continuada em Educação para os Direitos Humanos no IFMT.