Assistência Estudantil: DSAEstudantil entrega metas do #EsperançarIFMT

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2021 às 20:47

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades - DSAEstudantil completa 04 meses de sua criação entrega metas estruturantes que constam o Plano de Metas #Esperançar IFMT do novo reitorado da Instituição.

O #Esperançar IFMT prevê 05 metas que a nova Diretoria está entregando: elaborar a Política de Educação Inclusiva do IFMT; elaborar a Política de Alimentação Escolar; Elaborar os Programas Institucionais de Acessibilidade Linguística e comunicacional da pessoa surda e de Formação Continuada em Educação para os Direitos Humanos - Cacique Raoni; Formalizar parceria criação do Módulo SUAP da Assistência Estudantil e realizar o diagnóstico dos equipamentos de permanência dos campi do IFMT.

Na área da educação inclusiva, a proposta da política apresenta diretrizes para adaptação curricular e desenvolvimento acadêmico dos estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista. A DSAEstudantil vai regulamentar e acompanhar a forma de atendimento desse público em todos os 19 campi por meio dos Planos Educacionais Individualizados - PEIs.

A DSAEstudantil está propondo também a criação do Programa de Permanência do Estudante com Deficiência e criou a modalidade de Tecnologias Assistivas da assistência estudantil. No programa de permanência, os estudantes PCDs terão acesso a bolsas exclusivas para esse segmento e não concorrem mais nos editais gerais dos campi. A modalidade de tecnologias assistivas prevê que o estudante possa abrir o processo de solicitação de auxílio financeiro a qualquer momento junto às coordenações de assistência estudantil dos campi para adquirir equipamentos de acessibilidade.

Na Política de Alimentação Escolar, houve um esforço do coletivo de profissionais de nutrição no debate de novas formas de gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - o PNAE, especialmente no que diz respeito à infraestrutura dos campi. A proposta da DSAEstudantil é ter um nutricionista responsável técnico pelo PNAE na sua estrutura. A política prevê ainda ações de educação alimentar e nutricional para estimular projetos de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes.

“nosso objetivo é atuar fortemente na inclusão dos grupos mais vulnerabilizados e garantir melhores condições de permanência  dos nossos estudantes” afirma do Diretor Sistêmico, Kéberson Pierre Cardoso de Jesus.